A Mecânica de Tempo Real no RPG permite que o mundo do jogo se comporte de maneira dinâmica, com mudanças no tempo que afetam a jogabilidade, a história e as decisões dos jogadores. Isso pode trazer mais imersão, desafios, oportunidades e uma sensação de evolução constante no universo do jogo.
Sistema de Tempo:
O sistema de tempo será dividido em unidades de horas, minutos, dias, meses e anos. O tempo será contado simultaneamente ao jogo, afetando o mundo e os personagens de forma constante. Cada dia será subdividido em ciclos de dia e noite, e as horas serão representadas de maneira simbólica no sistema (ou mesmo com mecânicas mais aprofundadas, dependendo da necessidade do jogo).
1 dia será dividido em 24 horas.(12 horas no RPG)
1 mês terá 30 dias (15 dias no RPG).
1 ano terá 12 meses(6 Meses no RPG)
Cada ciclo de hora ou dia pode ter influência direta nas atividades e ações dos jogadores, como a visibilidade, a temperatura, a fauna e a flora do mundo.
Mudança de Estações e Clima:
As mudanças de estação no jogo (primavera, verão, outono, inverno) têm impacto direto no ambiente, nos personagens e até em mecânicas específicas. Além disso, o clima (sol, chuva, tempestades, neblina, ventos, etc.) também mudará constantemente.
Primavera:
Características: Temperaturas amenas, flora em crescimento, dias mais longos.
Efeitos: Maior probabilidade de crescimento de plantas e frutas. Fauna mais ativa.
Desafios: Animais que se preparam para o inverno ou que estão se reproduzindo, tornando algumas criaturas mais agressivas. Possibilidade de alergias ou resfriados.
Verão:
Características: Temperaturas altas, dias longos, sol intenso.
Efeitos: Alta disponibilidade de frutas, vegetais e recursos naturais.
Desafios: Exposição ao calor excessivo, necessidade de hidratação constante. Riscos de queimaduras solares ou desidratação. Aumenta a probabilidade de incêndios florestais.
Outono:
Características: Temperaturas amenas, folhas caindo, dias mais curtos.
Efeitos: Boa época para caçar e colher frutos secos. Possibilidade de doenças respiratórias devido ao frio chegando.
Desafios: Menor disponibilidade de recursos alimentares frescos, com escassez de algumas plantas. A natureza começa a hibernar, dificultando a caça.
Inverno:
Características: Temperaturas baixas, neve ou geada, dias mais curtos.
Efeitos: Recursos alimentares escassos. Pode ser necessário estocar comida e água. Criação de abrigos ou fogueiras para evitar congelamento.
Desafios: Riscos de congelamento, necessidade de roupas adequadas e alimentação específica. Atividades de caça e pesca podem ser limitadas ou mais difíceis.
Clima:
Sol Claro: Permite visão total, possibilitando caçadas e viagens longas com menos cansaço.
Chuva: Aumenta a umidade, reduz a visibilidade e pode gerar doenças respiratórias. A caça se torna mais difícil devido ao barulho e à movimentação da fauna.
Tempestades: Reduz drasticamente a visibilidade e aumenta o perigo nas viagens. Pode afetar a fauna e a flora. Riscos de danos a construções e acampamentos.
Neve: Reduz a visibilidade, aumenta o risco de congelamento e limita as atividades ao ar livre. Também diminui a velocidade de deslocamento e pode esconder armadilhas ou recursos.
Vento Forte: Pode afetar a precisão em combate ou ao atirar flechas, além de dificultar a caça e o transporte de bens.
Calendário de Eventos e Festividades:
Dentro do sistema de tempo real, eventos, festivais e feriados também podem ser agendados ao longo do ano, dependendo da cultura do mundo do RPG. Isso pode afetar a disponibilidade de recursos, as interações com NPCs e até mesmo o ritmo da história. Alguns festivais podem ocorrer apenas em determinadas estações ou meses, trazendo oportunidades únicas para os jogadores.
Mecânica de Planejamento e Preparação:
O tempo real também pode afetar o planejamento dos jogadores. Eles podem precisar de recursos estocados ou planejamento de longo prazo para sobreviver a períodos específicos, como o inverno rigoroso, ou planejar uma expedição ao longo da estação de verão, por exemplo. Além disso, eventos climáticos extremos podem forçar os jogadores a ajustar sua rota ou adiar suas ações.